Peixe Neon - Aquário Ideal

Amigos,

Voltamos para falar um pouco do aquário em si... A água, pH, filtragem...
Não deixem de colaborar comentando... Se tiverem material para complementar ficaremos muito felizes em receber...

Mas vamos lá...

O Neon gosta de uma água mais envelhecida (não, ela não tem cabelos brancos...) e sim uma água a mais tempo no aquário... Ou seja... Não vá montar seu aquário e no outro colocar os peixes. Deixe o aquário funcionando somente com as plantas durante uns 15 dias (mínimo) com a filtragem biológica (importantíssimo)... Assim a qualidade e estabilidade da água estará garantida...

Este peixe gosta de aquários plantados (com locais para ele se esconder)... Não que ele não vá viver em outra montagem, mas não é sua preferência...

Troncos, pedras e xaxim (cuidado com o xaxim, pois ele pode alterar o pH radicalmente...) podem ser usados...


Cuidado com a iluminação... Ilumine somente o necessário e sem excessos...



Este vídeo acima é um exemplo


Há produtos no mercado que deixam a água com um tom escurecido e mais próximo do habitat do Neon... Mas cuidado... Pois pode diminuir a quantidade de luz que as plantas recebem e algumas podem morrer (matéria orgânica em decomposição altera o pH). Mas alguns gostam de usar... A Tetra tem o Tetra Black Water que promete deixar a água com cor de chá utilizando extratos, segundo eles, retirado dos rios da Amazônia.


Os peixes Neons (assim como a maioria) prefere locais mais calmos... Assim evite colocar seu aquário do lado de seu aparelho de som e em locais muito movimentados...

A instalação de um bon termostato é fundamental... Deixe a temperatura em torno de 25ºC... No verão a temperatura sobe naturalmente e isso também ocorre na Amazônia.

Faça trocas parciais sem excessos (25% está bom)... Normalmente de 20 em 20 dias está de bom tamanho e não se esqueça de sifonar o fundo (cuidado para não sifonar os Neons). No inverno evite as trocas parciais ou diminua a quantidade...

Neons em aquários comunitários se sentem melhor... Não que você não possa ter somente Neons, mas acontece que eles costumam ficar tímidos.

65 comentários :

  1. Nossa cara, espetacular! Adorei o blog, principalmente a parte sobre neons! Não deixa de passar informações sobre essa magnífico peixe, por favor.
    Abraço, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar... Vou postar o restante do material...

    ResponderExcluir
  3. Tenho 9 neons em um aquario de 20 litros e gostaria de adaptar o seu habtat(dos neons) e esse site me ajudou .Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado esse blog me ajudou a escolher os meus peixes ,pois minnha água é um pouco turva e a temperatura está em 25°C(e eu amo neon)

    ResponderExcluir
  5. posso colocar 5 neons num aquario de 15 litros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. shortviciadoinocente22/03/2013, 22:01

      sim podes e todos de uma vez apos o aquario ciclado claro e com termostato pekeno 50 w uma neretina pa comer alga tenho duas em 30l e sao um espetaculo mas tenho em 15l um limpa vidros shiames e chines ou oto pronto chamou um figo as algas que que o constituiam mt feio agora brilha tb tem neons cinza um rosa e um gracilis(aconselho) alem que ja o pus a nadar de costas em dia que faltou eletricidade gracas que sobreviveu..lo nao faco testes mas penso em fazer pois os dejetos e excessos de comida assustam me pelas pesquisas que faco sempre que posso... aconcelho a pensares bem no substrato a utilizares de acordo com as dimensoes do nosso aquario eu coloquei 2kg azul forte com iluminacao e papel de fundo fica legal uma relva artificial ou natural mas isso po natural da mt mais trabalho para alem do que ja iras ter..) talvez para o proximo aquario que vais comprar maior claro,e os neons nao morrerem, plantas bem substrato ideal apos o aquario ter as bacterias formadas upa neons e team limpesa ira ser show o de 15l guarda para hospital mais tarde ou mais iras precisar. atencao a ph 7 da torneira e neon ph inferior e claro anticloro adequado... mas pesquisa e vais adorar este mundo mtmt belo e mau,,, aaaaaaaaaaaaaaa

      Excluir
  6. posso colocar 5 neons num aquario de 5 litros ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim mas lenbre que a vitelidade do peixe sera reduzida para seus peixes ficarem confortaveis coloque 2 neons e 1 linpa-vidro(ottocinclus spp)ok!

      Excluir
    2. shortviciadoinocente22/03/2013, 22:22

      nao.. sera mt pekeno para peixes de cardume. nem para nenhum peixe a nao ser o incrivel desgracado peixe betta isso se 5litros nao for em vaso redondo.. se for eskece. alem que termostato 25w mini sera aconselhavel alem de ser mt resistente esse peixe. betta macho claro sem mais qualquer outro peixe da mesma especie senao morte sangrenda certa. ou senao coloca uma ou duas khulys..po ampularia, reds... compra novo aquario e da umas pesquinas na webe o que faco e ja tenho tres aquarios nao mt grande mas belos so me enganou senhor da loja nao me alertando de basico e agora tento corrigir e alimentar o hobby

      Excluir
  7. Respostas
    1. shortviciadoinocente22/03/2013, 22:24

      nao so filtro e termostato com alguma iluminacao... ideal plantas

      Excluir
  8. Amanda, 5 litros é muito pouco... Esse peixe vai sobreviver e não viver adequadamente.

    Em um aquário de 5 litros recomendo apenas 1 betta macho.

    Todo aquário exige um sistema de filtragem mecânica e principalmente biológica! A própria filtragem irá movimentar a água e não terá necessidade de bomba de ar...

    Por favor pesquise mais sobre filtragem biológica.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. TENHO UM AQUARIO DE 80 LITROS EU GOSTO DE NEONS AO CONTRARIO DA MINHA AVÖ QUE E VICIADA NELES ENTAO QUERO PERGUNTAR QUANTOS NEONS POSSO COLOCAR NELES ... ELA QUERIA SO NEONS E LIMPA VIDRO E CORIDORAS ...A MEU AQUARIO POSSUI PLANTAS VIVAS ME AJUDEM PRECISO SABER QUANTOS POSSO COLOCAR EU ADORO ELES S2S2S2S2S2 A MEU NOME E GUTHIERRY ^^

    ResponderExcluir
  10. Em 80 litros até 30 neos... Agora não recomendo coridoras que vivem em ph neutro para alcalino... e os neos são de ph ácido.

    ResponderExcluir
  11. Eu comprei, mais a vendendora nao me disse nada disso, meus neons estao morrendo, eu os coloquei em aquarios normal pequeno, tinha 13 em um dia morreram 6 peixes, valeu pela dica..

    ResponderExcluir
  12. Tenho quatro neons em meu aquário junto com outros peixes, como mato grosso, paulistinha, kinguio e outro. Meu aquário e grande, 180 litros, o problema é que, ao anoitecer, se não acender a luz, os neons perdem totalmente as cores, ficam transparentes e bem lentos no fundo do aquário. Isso começou acontecer depois de uma limpeza no aquario. Isso é normal? Me disseram que eles podem estar doentes, mas com a luz acesa eles agem normalmente. Alguém pode me ajudar? Obrigada
    Marcilene

    ResponderExcluir
  13. Isso é natural... Os peixes perdem a coloração a noite. Eles entram em um estado de baixo metabolismo durante a falta de luz.

    A noite apague todas as luzes, eles vão ficar mais confortáveis.

    ResponderExcluir
  14. Meu filho ganhou um peixe néon na escola ontem no fim da tarde. Eu não sabia como cuidar e na hora tomei umas atitudes que acredito não terem sido das melhores: eu cheguei em casa e já arranjei um pote de vidro, onde coloquei água da torneira e depois o peixinho (com a água do saquinho) dentro, sem esperar as águas igualarem a temperatura ou testar o ph. Tb amassei bem pózinho um pouquinho de migalha de pão seco (ele comeu).

    Hoje fui numa loja, mas não sabia o nome do peixe (ontem procurei na internet e não achei, descobri numa nova busca agora), e a moça me orientou a levar um aquário pequeno (bem pequeno), com uma plantinha de plástico e pedrinhas no fundo. Me deu um potinho de ração em flocos e falou para alimentar 1x por dia com um ou dois flocos (depende do apetite do peixe).

    Ela falou para trocar a água do aquário todos os dias (deixa metade, e coloca outra metade nova), colocando água sem cloro, e limpar o aquário só com uma bucha e água (sem sabão) a cada 2 semanas ou menos, se eu notar q está sujo. Chequei em casa agora e fiz isso. O peixinho não comeu muito quando eu coloquei a ração, notei também q ele está com umas sujeiras no corpinho (não sei se é sujeira ou machucado, na verdade).

    Enfim, seu blog foi o único lugar que eu achei para procurar alguma informação sobre como eu posso cuidar melhor desse peixinho. Não sei se o que a moça explicou está adequado para a raça. Tb não sei como fazer para limpar o aquário: não sei como tiro o peixe de dentro, ou como coloco de volta, por exemplo.

    Me desculpe pelo comentário tão longo, mas espero que vc possa me ajudar. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tha, o que a vendedora informou está equivocado.
      O neon é um peixe que vive em cardume e precisa de um aquário menor... Talvez você consiga trocar na loja...

      Mas é muita coisa para explicar em apenas uma resposta... Para o aquário é necessário ter um sistema de filtragem mecânica e biológica, pesquise sobre.

      O aquário tem de ser sinfonado como neste vídeo:
      http://www.youtube.com/watch?v=9Cb9iyXc05E

      Evite tirar o peixe do aquário e evite limpar o aquário (tirar tudo, lavar e colocar de volta)... Veja o vídeo.

      Troque parcialmente a água a cada dois dias (20 a 30%).

      Mas se quiser tirar o peixe, existem redinhas próprias para isso. Na loja onde comprou você acha.

      Excluir
    2. Na verdade, o que a vendedora explicou para você e o que ela te vendeu são produtos adequados para bettas. Já criei cerca de 10 bettas, e todas as instruções que recebi foram essas. Na minha opinião você deveria voltar a loja e bater um papinho serio com a vendedora por ela ser tão irresponsável.
      ~señorita~

      Excluir
    3. Eu tenho aquario com rochas posso por neon e acaras

      Excluir
  15. Ah, eu ACHO que é um peixe neon, pois vi algumas (poucas) fotos na internet de peixes como o do meu filho com essa legenda, mas ele não é aquele pequenininho e compridinho. É um peixe mais "gordinho" e tem listras laranja e verde na vertical.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela resposta tão rápida!!

    Pesquisei mais longamente agora e concluí que, na verdade, meu peixe é um Colisa Lalia.

    Novamente, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Colisa já bem mais resistente... esse peixe quando vai reproduzir é muito bonito.
      Parabéns!

      Excluir
  17. Olá, recentemente comprei 5 neons e coloquei num pequeno aquario onde antes vivia um beta, a moça da loja vendeu uma reção em flocos, mas eles não estão comendo, os vejo bastante agitados, mas não sei se é característica do neon ou se tem algo de errado com o meu aquario. Ele é pequeno e sem plantas apenas com as pedrinhas e dois "bichinhos" de pedra. O que pode estar errado? Li que eles gostam de plantas, vou providenciar, mas não sei quanto ao resto, vc pode me dar umas dicas? Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Para ter um aquario com neons obrigatoriamente eu tenho que ter plantas naturais? prefiro as artificiais pois não corro o risco d alterar o pH do meu aquario. Qual o numero máximo de neos que posso ter num aquario de 20 litros? Outra duvida que eu tenho: esses alimentadores automaticos de aquario existentes no mercado são adequados para neos. Qual a sua experiencia com esse equipamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taís, tudo bem?
      Plantas naturais auxiliam no equilíbrio da água, pois consomem os nitratos.
      De qualquer forma é possível criar os Neons sem plantas naturais. Pode usar as artificiais.
      Você pode colocar 8 Neons com segurança em seu aquário...

      Neste vídeo explico como calcular a quantidade de peixes por litro:
      http://aquasimples.blogspot.com.br/2013/06/tamanho-do-aquario-x-quantidade-de_9.html

      Excluir
  19. Boa noite amigo.

    Possuo um aquário de 20 litros com 8 neons. A minha dúvida principal é : Como proceder com a iluminação ? Apenas tenho plantas artificiais, a maioria rasteira e mais ao fundo um aglomerado delas pra que eles se escondam, e realmente adoram. Estou deixando uma lampada de 15w 10 horas por dia, está correto ? Posso fracionar o periodo com um timer ou deixo as 10 horas consecutivas ? Estou também com problemas em relação a ph, já tenho um tronco de aroeira, além de controlar o ph com acid buffer, mas mesmo assim ele insiste em ficar sempre neutro ou um pouco alcalino. A agua aqui da torneira é neutra, provavelmente seja dura, por isso o ph não abaixa. Se puder me dar umas dicas, eu agradeço. Obrigado e um abraço! Junior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,

      Sobre a iluminação, já que possui apenas plantas artificiais não há necessidade de iluminar o aquário. Apenas a iluminação natural do dia é suficiente.
      Essa iluminação vai apenas estressar os peixes.

      Sobre a água, normalmente a água de rua é alcalina. Mas se a sua é neutra e ainda assim sempre fica alcalina, provavelmente o problema é com algum enfeite ou substrato que está fazendo isso.

      Não recomendo Acid buffer, pois pode provocar uma mudança brusca.

      O melhor que você pode fazer verificar os enfeites e substrato até encontrar o causador da alcalinização.

      Outra dica é tratar a água antes. Separe a água em um balde e adicione fibra de coco ou folha de amendoeira e deixe uns dias. Após isso, pode usar essa água para repor o aquário.

      Excluir
  20. tenho 10 neos no aquario de 120l eles nao parecem estar felizes. sera por ter poucas plantas naturais

    ResponderExcluir
  21. tenho um aquario de 23 litros quero colocar 20 Neons posso?
    posso usar plantas artificiais ?
    posso colocar um cascudo junto?
    tenho um cara filhote tem problema???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque somente 8 neons, juntamente com 3 limpa-vidros e não cascudo, pois estes ficam enormes e não coloque o carazinho, pois ele irá detonar todos os peixes e mexerá no substrato deixando buracos gigantes.
      Coloque um pedaço de galho ( goiabeira, jaboticabeira, aroeira, eucalipto,etc) com plantas de extrema facilidade de cultivo ( elódeas, cabombas, valisnéria, rabo de raposa, microsorum, musgo de java, etc)
      Você terá um belo aquário gastando muito pouquinho.

      Abraço
      Mário

      Excluir
  22. Isso é natural... Os peixes perdem a coloração a noite. Eles entram em um estado de baixo metabolismo durante a falta de luz.

    A noite apague todas as luzes, eles vão ficar mais confortáveis.

    ResponderExcluir
  23. Estou tendo problemas com o neon... num dia tenho 10 e no outro somem 4 e por aí vai... pH e temperatura controlados... temperatura por termostato 26°C... o que pode estar acontecendo??

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de comprar um aquário com 18 peixinhos pequenos. Será o meu primeiro, então seria ótimo um bom conselho! Onde posso comprar? O que devo comprar? Quais peixes devo comprar? E, é claro, quanto gastaria?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  25. olá gostava de saber quantos neon posso meter em aquario de 450 L

    ResponderExcluir
  26. quantos neons posso ter num aquario de 8 litros?

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de saber qual tipo de cascudo posso colocar num aquário de 30l?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum. A grande maioria de espécimes vendidas em lojas de aquário ficam enormes, alguns ficam com mais de 40cm.

      Coloque duas Coridoras.

      Excluir
  28. Gostaria de saber qual tipo de cascudo posso colocar num aquário de 30l?

    ResponderExcluir
  29. Estou com um paulistinha e dois neons num aquário de cinco litros. Pode?
    Já li sobre o ph e deixei em seis. O que me aconselham?
    Tenho experiência apenas com bettas ( meu betta tem um aquario de 15l), cedi aos desejos da minha filha e agora tenho esses três pequenos também. Acabei improvisando com o aquário antigo do betta.
    ajudem-me a melhorar a qualidade de vida desses bichinhos.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Estou com um paulistinha e dois neons num aquário de cinco litros. Pode?
    Já li sobre o ph e deixei em seis. O que me aconselham?
    Tenho experiência apenas com bettas ( meu betta tem um aquario de 15l), cedi aos desejos da minha filha e agora tenho esses três pequenos também. Acabei improvisando com o aquário antigo do betta.
    ajudem-me a melhorar a qualidade de vida desses bichinhos.

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho 90 neons em um aquário de 100L, mais eu troco a agua em dois ou três meses, queria saber ser isso pode prejudica? pq ate agora não morreu nenhum ( eu acho)

    ResponderExcluir
  33. Bom dia,
    Tenho 4 neons que estão em um aquário com mais outros 4 peixinhos. A minha dúvida é sobre a alimentação. Quando coloco a ração em flocos vejo que os outros peixinhos comem muito rápido mas os neons não comem nada. Isso é normal? Estou com receio que eles estejam passando fome.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite estou montando um aquario de 280 litros e quero colocar neon e outros oque recomenda Rafael vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo existem muitos peixes, mas importa saber qual você quer criar.
      Um peixe magnífico, mas que existe um controle perfeito da água, é o Acará Disco.
      Também gosta de água ácida, não ataca os neons, e são muito elegantes.

      Excluir
  35. Boa noite estou montando um aquario de 280 litros e quero colocar neon e outros oque recomenda Rafael vieira

    ResponderExcluir
  36. Estou comecando um aquario de 45 litros,quero por neon entre outros peixe, paulistinha,mato grosso...Quero por uns 50 neon.
    Sera que posso ?

    ResponderExcluir
  37. JENNIFER CAROLINE09/05/2017, 09:48

    bom dia
    deixei meu aquário de 16 litros ciclando por 12 dias, coloquei 4 neon, coloquei tbm 16 gotas de um produto pra tirar o cloro pois a água de é torneira e 10 gotas de um produto oxidante, pois me informaram que seria necessário.Bem, coloquei comida e eles não se alimentam, nem se quer olham pros floquinhos de ração. No meu aquário possui um termostato e um filtro. Oque devo fazer pra eles se alimentarem? É normal isso nos primeiros dias ?

    ResponderExcluir
  38. Qual tipo de substrato posso colocar no aquario para criar peixes neon?
    Pois coloquei um tipo de areia branca e água está muito alcalina.

    ResponderExcluir
  39. Qual tipo de cascalho ou substrato e adequado para o neon?

    ResponderExcluir
  40. Sei que eles precisam de aquario comunitario,mas serve tambem aquario de 30cm de largura? Se sim qual seria a autura ideal?se não,me ajuda pls ;-;

    ResponderExcluir
  41. Boa noite pessoal.
    Me ajudem por favor.
    Estou com neons no meu aquário de 120l.
    Uma pergunta, o filtro interno faz bastante movimento no aquário. Isso pode prejudicar os neons?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, Neons não são peixes de correnteza forte, se puder diminuir a turbulência da água seria melhor, mas fique atento para não prejudicar a sua filtragem.

      Excluir
  42. Em um aquário de 30 litros posso por paulistinha e néon juntos .

    ResponderExcluir
  43. Posso colocar 2 neons em uma aquário de 9 litros?

    ResponderExcluir
  44. Posso por quantos neons em um aquário de 10 litros?

    ResponderExcluir
  45. OI, tenho um aquário de 20L e queria por 5 ou 6 neons nele, posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim, até uns 10 vai bem, mas sempre com filtragem biológica e cuidado com alteração de temperatura. Um termostato seria recomendado.
      E troca parcial de água, de 10 a 15% por semana.

      Excluir