Crie seu húmus de minhoca


Amigos,

Acompanhando um diálogo sobre substrátil fértil surgiu a sugestão de se utilizar húmus.

Normalmente quando compramos húmus compramos húmus + terra + vermes + restos vegetais. E disso surge a necessidade da lavagem e do cozimento do húmus como processo de purificação.

Mas o húmus puro tem outra aparência! Ele é uma argila, uma massa (quando úmido) e livre de terra ou restos de plantas.
Vou relatar um pouco de minha experiência pessoal.


Adquiri minhocas na minhobox (violeta-do-himalaia) e comecei a minha própria criação em uma caixa plástica de 40 litros. Essa caixa fica dentro do móvel do aquário e não exala cheiro. Depois de alguns meses criando essas minhocas para alimentação de meus peixes o substrato que elas utilizaram virou húmus puro! Sem restos de madeira, folha e sem presença de sanguessugas.

Assim na montagem de um plantado não fiz o tratamento, apenas adicionei esse húmus como substrato fértil.

Por que não fiz o tratamento?

1º passo no tratamento:  Peneirar para a retirada de galhos, pedras e folhas.
Como o meu húmus não tinha, absolutamente, nada disso pulei essa etapa.

2º passo: Lavar o húmus para retirada de micro partículas que vão turvar a água.
O húmus feito por minhas minhocas tinha a textura de uma massinha de criança ou argila. Não turva a água assim como a terra. Pois as partículas estão mais agrupadas.

3º passo: Cozimento para matar organismos outros e minhocas (ovos) que possam revolver o substrato.

Bem como todos devem saber as minhocas não sobrevivem muito tempo em baixo da água. Ela gosta de ambientes mais próximos do seco do que do encharcado. Diferente da sanguessuga (que é um predador das minhocas). Como não tenho nada disso (somente ovos e minhocas) eu limpei o húmus com a mão separando os ovos e minhocas que encontrei  e pronto.

Não tive problema algum com o substrato. Apenas me certifiquei de colocar uma camada inerte de substrato, tendo certeza que o húmus estava bem protegido!
Nenhuma minhoca “apareceu” depois.

Então o que deixo de experiência. Criem suas minhocas, e tenha seu próprio húmus livre de agrotóxico e sanguessugas.  Além de ter um excelente alimento para seus peixes!
Mas tenha atenção redobrada aonde conseguem suas matrizes de minhoca!

5 comentários :

  1. Muito legal essa experiencia que vc compartilhou! Estou comecando a criar minhocas num minhocario que eu mesmo fiz com o sistema de tres caixas... adquiri uma caixa de minhocas da minhobox da especie violeta do himalaia, mas a minha ideia eh produzir mais minhoca para alimentar os peixes e arraia. Nao vou usar o humus. Gostaria de saber se nesse sistema que vc fez as suas minhocas se reproduziam, se vc conseguia manter uma taxa boa de reproducao para alimentar os seus peixes com minhocas sem ter q ficar comprando potes toda hora. Eh muito caro! Vlw um abraco!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa experiencia que vc compartilhou! Estou comecando a criar minhocas num minhocario que eu mesmo fiz com o sistema de tres caixas... adquiri uma caixa de minhocas da minhobox da especie violeta do himalaia, mas a minha ideia eh produzir mais minhoca para alimentar os peixes e arraia. Nao vou usar o humus. Gostaria de saber se nesse sistema que vc fez as suas minhocas se reproduziam, se vc conseguia manter uma taxa boa de reproducao para alimentar os seus peixes com minhocas sem ter q ficar comprando potes toda hora. Eh muito caro! Vlw um abraco!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa experiencia que vc compartilhou! Estou comecando a criar minhocas num minhocario que eu mesmo fiz com o sistema de tres caixas... adquiri uma caixa de minhocas da minhobox da especie violeta do himalaia, mas a minha ideia eh produzir mais minhoca para alimentar os peixes e arraia. Nao vou usar o humus. Gostaria de saber se nesse sistema que vc fez as suas minhocas se reproduziam, se vc conseguia manter uma taxa boa de reproducao para alimentar os seus peixes com minhocas sem ter q ficar comprando potes toda hora. Eh muito caro! Vlw um abraco!

    ResponderExcluir
  4. Voce usou as minhocas dentro do sistema de aquaponia, certo? Será que é possível eu criar minhocas fora do sistema e usar apenas o chorume que elas produzem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente! Pode fazer que terá ótimos benefícios.

      Excluir