Arapirara ou Red Tail Catfish



Nome Científico: Phractocephalus Hemioliopterus, Phractocephalus Bicolour, Silurus Hemioliopterus
Distribuição: América do Sul - Amazônia e Bacias do Rio Orinoco
Tamanho: até 5 metros
Nomes comuns: Arapirara ou Catfish Red Tail
Temperatura: 24º C
pH: 6-7

A Arapirara vem sendo criada em aquários como peixe ornamental por sua beleza e simpatia. Apesar de ter hábitos noturnos ela se movimenta bem durante o dia.

Arapiraras juvenis são muitas vezes colocadas à venda tão pequenas com 3 ou 8 cm, e com este tamanho podem ser colocadas em aquários de 90 litros. Entretanto, este set-up não vai durar muito, já que estes peixes crescem muito rápido quando recebem alimentação adequada. Você ,em breve, terá a necessidade de atualizar para aquários maiores, terminando com algo entre 5000 a 8000 litros. Isso mesmo, eu disse entre 5000 a 8000 litros.



Seu Habitat Natural são as Bacias Hidrográficas dos rios Amazonas e Orinoco, nos locais mais amplos e mais profundos. A medida que a Arapirara cresce a quantidade de decoração em seu tanque deve diminuir para sobrar mais espaço. Estes peixes necessitam de refúgio dentro do aquário e isso pode ser feito usando vasos de cerâmica de grande porte. As Arapiraras ficaram muito tempo escondidas em seus esconderijo, mostrando apenas seus bigodes. Grandes rochas e pedaços de madeira são as decorações mais comuns em um tanque de Arapirara para simular um fundo do rio.


A filtragem é muito importante em um tanque de Arapiraras, mais ainda que com grandes ciclídeos. Esses bagres vão regurgitar qualquer coisa que eles não conseguirem digerir e podem poluir seu tanque rapidamente.

Isso pode levar a catástrofes, pois as Arapiraras não toleram a água suja. Regurgitação incluirá também os ácidos do estômago, que afetam severamente a qualidade da água.

As mudanças de água são necessárias regularmente, pelo menos, uma vez por semana.


Cuidado: Não coloque objetos em seu tanque que caiba na boca de seus peixes, eles podem pensar que é comida.

Nenhum comentário :

Postar um comentário