Filtragem Mecânica, Química e Biológica



Olá amigos, tudo bem?
 
Neste vídeo vamos falar sobre a filtragem mecânica, química e biológica.
Quando falamos de filtragem estamos falando de fazer a água circular por um sistema que irá purificar e manter a qualidade da água. Normalmente o sistema de filtragem deve ter uma vazão de 2 a 6 vezes o volume de água do aquário por hora.
Um aquário de 100 litros deve ter um sistema que filtre de 200 a 600 litros por hora.
Essa quantidade, essa vazão depende do tipo de aquário e sua população. Um aquário plantado por exemplo deve ter um sistema de filtragem que seja bem eficiente e que tenha uma vazão baixa. Pois quando maior a movimentação da água, maior é a perda de CO2 que é vital para as plantas.
Um aquário que tenha muito peixes deve ter uma vazão maior de até 6 vezes o volume do aquário.
Vamos falar da filtragem mecânica:
O que é a filtragem mecânica?
É o meio pelo qual retemos partículas maiores que fazem o aquário parecer sujo. É feita normalmente realizada com materiais como esponja e perlon. E é importante para reter os restos da alimentação, restos dos peixes e outras matérias orgânicas em suspensão, como as folhas soltas de plantas.
E o que é a filtragem química?
É o meio que utilizamos para reter impurezas, odores e metais pesados que não são eliminados pela filtragem mecânica. Utiliza-se carbono ativado ou como é mais conhecido como cartão ativado.
Esse tipo de filtragem não é recomendado para aquários plantados, pois vai reter os nutrientes ou qualquer suplemento que você adicionar, como fertilizantes líquidos o que acaba empobrecendo a água.
E a filtragem biológica?
Essa é o tipo de filtragem que nem sempre é utilizada e é a mais importante. Se fóssemos escolher qual filtragem utilizar, deveria ser q biológica. Ela é vital para o equilíbio e qualidade da água.
Ela é feita por bactérias que utilizam o oxigênio para consumir compostos nitrogenados que são derivados do processo de decomposição de matéria orgânica, como restos de alimentação e excrementos dos peixes.
Utiliza-se cerâmicas e similares porosos que fornecem abrigo a colônia de bactérias que irão realizar a filtragem. O sistema de filtragem biológica deve ficar depois da filtragem mecânica.
   
No próximo vídeo vamos falar dos tipos de filtro. Se tiverem dúvidas deixem suas peguntas, sugestões. Visitem o blog, o endereço está na descrição do vídeo.
Se gostou compartilhe, favorite e até mais.

Um comentário :