Oscar


Vou começar uma série sobre esse peixe jumbo excepcional e espero que todos apreciem. O objetivo é um tutorial bem completo como fizemos com os Neons. Se você se interessa por um pet fish está no lugar certo. Não vou falar tudo neste post, vou dividir para facilitar a leitura, então um pouco de paciência é recomendado.



É conhecido no Brasil como Apaiari, seu nome científico é Astronotus ocellatus.

Apaiari ou Oscar, não vamos brigar por isso, é considerado o peixe de aquário mais inteligente. Possui uma memória invejável (para um peixe é claro) e são um dos poucos animais de estimação do aquário que podem ser treinados para fazer truques e reconhecer o seu dono.

São muitas as variedades de cores que encontramos e para variar os importados são sempre mais bonitos. O mais comum é o preto com manchas vermelhas pelo seu corpo. Outra linda variedade é o albino com olhos vermelhos, o vermelho rubi (albino ou não), o amarelo e o dourado.

Infelizmente os Apaiaris não são peixes comunitários, mas convivem bem com outros jumbos em um aquário grande. Antes de comprar este peixe é importante saber que eles crescem muito e rápido. Os Oscar são comprados no tamanho de alguns centímetros e em um ano eles podem chegar a 20 cm se todos os fatores estiverem em equilíbrio no aquário.

Eles são meio porcalhões e comem muito e sujam bastante o aquário. Em parte isso é devido a ser carnívoro e ter um grande apetite. Para manter a qualidade da água, os Oscars exigem mais manutenção do que alguns outros peixes. A troca  parcial de água deve ser feita entre uma e duas vezes por semana, 20% por troca é o suficiente, sempre sifonando o fundo do aquário para remover as fezes.

Eles são ser muito divertidos quando se trata de alimentação. Eles são uma das poucas espécies de peixes que você pode alimentar a mão. Eles poderão aprender a pegar o alimento em sua mão. Eles são exigentes sobre o que você fornece de alimento, algumas rações eles podem recusar e ficarem bastante tempo sem se alimentarem. É recomendado fornecer alimentos vivos e rações de qualidades. Também é possível fazer seu próprio patê. Lembre-se que eles são carnívoros.

Apaiaris precisam de boa qualidade de água, como a maioria das espécies de peixes de aquário. A má qualidade da água provocará mudanças de humor visíveis, descoloração e falta de apetite. É importante acompanhar e testar a água, além é claro das trocas parciais de água.

Por falar de troca parcial um aviso: As empresas na época do verão costumam adicionar cloramina na água, que não evapora e não é removida por anticloro comum. Recomendo o Prime.

Os Orcars podem ficar bravos e agressivos quando convivem com outras espécies de peixes no aquário. É recomendado manter os Oscars em um aquário de apenas Oscars. Eles vivem bem em pares ou grupos de 4 ou 5 sem muitos problemas. Sempre evite colocar de 3, pois 2 podem se tornar um par, e atacar o terceiro. É importante colocá-los juntos desde jovens. Colocar um Oscar adulto no aquário pode promover disputas territoriais que podem nunca ser resolvidas e resultar em brigas constantes e levar a morte.

Oscars podem ser muito difíceis de reproduzir no aquário. Principalmente pela dificuldade de encontrar um par de exemplares férteis. Alguns hobistas relataram o sucesso da primeira vez, mas isso normalmente é um grande desafio.

Ambiente para reprodução.
Temperatura ~ 25º C
A temperatura ideal do aquário para o Oscar é de cerca de 23º C a 27º C. Sempre evite mudanças bruscas de temperatura.

Tamanho ~ 30 cm
Os Oscars são peixes jumbos que crescem até 40 cm e podem chegar a 1,5 quilos, geralmente possuem 30 cm. Os Oscars em um aquário de 1 metro podem não passar de 20 cm.

pH ~ 7,0 | Dureza 12,0
Mantenha seu pH entre 6 e 8. Os Oscars tolerarão uma série de condições, geralmente a água da torneira será suficiente.
A dureza relativa da água deve estar entre 5 dH a 20 dH.

Nitrito 0 ppm
O nitrito deve sempre ser 0. Mesma questão do pH, em aquários jumbos é complicado manter esse parâmetro zerado, mas sempre tenha certeza que está em um nível tolerável.

Nenhum comentário :

Postar um comentário