Peixe Neon - Principais Características - Parte 1 de 2


Veja este Vídeo

Amigos,

Dando continuidade em nossa conversa vamos falar hoje das principais características dos Neons. Lembrando que este artigo está dividido em duas partes (vocês está na primeira...).

As águas dos locais originais do Neon são levemente ácidas, as vezes eles estão bem adaptados nas lojas em aguá mais alcalina... por isso no momento de colocá-los no aquário atente para este detalhe...

Mas isso ainda é meio controverso... Alguns afirmam que a acides varia entre 3,4 a 5,5 outros de 6,4 a 7,0... Mas é unânime que a água é ácida e mole... Penso que algo entre 5,5 e 6,5 seria o ideal (Assim como o Tetra-Negro)...

Os Neons só aparecem destacados no aquário quando são colocados em grandes cardumes.

Ex: Num aquário de 100 litros (livres) vivem muito bem 50 Neons (sem outros peixes), ou mais...

Se por acaso você só colocou 15 Neons (por exemplo) você quase nem notaria presença deles...

Alem das 3 especies que são caracterizadas na tabela a seguir, existe ainda o Tetra cardinal barriga branca (Paracheirodon simulans), pouco visto nas lojas...

O habitat natural do Neon cardinal e especies associadas foi observado que os habitats naturais são influenciados pelo ciclo hidrológico de descida e subida do nível das águas. Na vazante, o espaço aquático reduz e os peixes ficam confinados nas margens dos igarapés (canais estreitos; ligações entre braços de rios) e ambientes relacionados, como os remansos...

Na enchente, aumenta o espaço aquático e os peixes entram no igapó (floresta inundada), onde preferem os locais mais iluminados, os quais tem alta concentração de oxigênio e baixa (ou nula) correnteza... Na natureza ficou claro que o Neon-Cardinal vive sempre junto com outros Caracídeos, de outras especies (Ex.: Copella nattereri, Hemigrammus sp.), e isso tanto na vazante como na enchente.

Um outro Neon as vezes aparece nas lojas... É o Neon-Verde (Hemigrammus hyanuary), muito semelhante ao Neon-Tetra e ao cardinal, só que a faixa brilhanteé diferente e o corpo é meio prateado...

Pela sua beleza, o Neon é talvez o peixe brasileiro mais exportado para os Estados Unidos e Europa... Os aquaristas do exterior adoram o nosso Neon.


Neon-Verde (Paracheirodon simulans)



Cardinal-Tetra (Paracheirodon axelrodi)

81 comentários :

  1. se eu botar neon em um aquario com plantas eles tem como chance de sobreviver?:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho um aquario com neon e plantas a um ano,, eles se adaptaram muito bem!!

      Excluir
  2. eu quero saber se posso botar 5 neons em um aquário de 20 litros e se não ,por favor indique um peixe cardumeiro que possa viver nessas condições

    ResponderExcluir
  3. Pode sim. Daria 4 litros por neon... Será um nano muito agradável de ver. Depois mande as fotos.

    ResponderExcluir
  4. desculpe encomodar de novo mais vc poderia fazer uma matéria sobre o peixe-lápis???

    ResponderExcluir
  5. posso criar dois neons com um aquario de 8 litros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo sendo um peixe pequeno, o neon é um peixe de cardume, e por isso, precisa viver com no mínimo 6 exemplares. 8 litros é pouco. Acho que para 8 litros, o ideal é um betta macho ou então umas 3 bettas fêmeas.

      Excluir
  6. Apesar da maior beleza do neon é quando está em cardume, 2 em 8 litros é possível sim...
    Mas cuidado com a variação da qualidade da água, pois em ambientes nanos a mudança é sempre mais brusca...

    ResponderExcluir
  7. Eu posso colocar 2 neons, 2 paulistinhas e 1 limpa-vidro em uma aquário de 5 litros? Nunca tive um aquário, e não tenho um espaço muito grande pra um aquário de mais de 5l. Sempre tive o sonho de muitos peixinhos. Se não puder, me dê outras dicas...
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Um aquário de 5 litros é mais difícil para começar que um aquário de 100 litros... Por que a água no aquário pequeno sofre mudanças mais radicais em sua qualidade, PH e outras questões.

    Se quer começar com um aquário de 5 litros o único peixe que vai "adaptar" seria um (01) Betta macho.

    Ou camarões Caridina cf. cantonensis 'Crystal Red' ou apenas crystal red.

    http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=179114

    Pesquise sobre "aquários nanos" e vai ver muita coisa interessante a respeito...

    ResponderExcluir
  9. Ixi... O Aquário e os peixes já chegaram... (os neons, paulistinhas e o limpa-vidro). E agora... Devolvo os peixes, ou é possível criá-los no aquário de 5 litros??? (Eu tenho bomba para oxigenação da água).

    ResponderExcluir
  10. Vai ser difícil criá-los... Tem sistema de filtragem?

    Se não tiver arrume um...
    http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=27875&postdays=0&postorder=asc&start=0

    ResponderExcluir
  11. Ah, então amanhã mesmo vou ao pet-shop e compro o filtro, sendo esse um dos problemas... Qualquer coisa perguntarei a você, ok?!!! Muito obrigada pela ajuda!!! (estaria em pânico se não fosse você!)

    ResponderExcluir
  12. PODE COLOCAR 4 NEONS E 1 LINPA-VIDRO EM AQUARIO DE 6 LITROS( COM BONBA E FILTRO BIOLOGICO DE FUNDO)?

    ResponderExcluir
  13. Eu quero comprar um aquario com 40 cm de comprimento, 25 cm de largura e 30 cm de altura. Devo colocar que plantas? Quantos peixes neon posso colocar nele? E é verdade que se eu colocar 2 peixes neon macho, eles brigam? É a primeira vez que vou ter um aquario, me ajude!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto as plantas pesquise por plantas medias e baixas ou carpetes, mas uma planta q indico é a blyxa japonica tenho 4 em meu aquário de 60x25x30(compxlargxalt) e tbm ludwigias mas pode por mais, os neons são peixes de cardume não brigam entre si, mesmo machos' pode ocorrer(se ocorrer) de pequenas demostrações de territórios quando houver femeas aptas ao acasalamento, mas somente nessa ocasiao, nas demais épocas haverá pacificidade. Esoero ter ajudado DM alguma coisa

      Excluir
  14. Olá, não achei a parte que diz de oxigenação, o neon precisa de bomba de oxigênio?
    Se sim, o único peixe que sobrevive sem o oxigênio é o beta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samy, todos os peixes precisam de oxigênio... A simples movimentação da água causada pelo filtro repõe o oxigênio.

      Já o betta é um anabantídeos. Os anabantídeos ou peixes-labirinto possuem um órgão respiratório suplementar, o chamado labirinto. Com este órgão conseguem absorver ar atmosférico à superfície da água.

      Excluir
    2. Então posso criar peixes sem bomba de oxigênio? Eu tenho 4 peixes beta fêmea quero comprar 5 néon para um aquario de 10,5 litros.

      Excluir
    3. Os betas podem ser criados sem oxigênio, e outros peixes pequenos se tiver uma boa quantidade de água também vivem sem bomba de oxigênio.
      Em 10,5 litros eu acho pouco para os 5 neons. Coloque 2 e se estiver tudo bem coloque mais 2.

      Excluir
    4. Tenho um aquário de 26 litros qual seria uma boa mistura de peixes

      Excluir
    5. Peixes pequenos e com mesma faixa de pH. Ou pode colocar peixes apenas da mesma espécie.
      Por exemplo: Platys, Espadas, Molinésias e/ou Lebistes.

      Excluir
    6. Tenho um aquario de 26 litro queria saber uma boa conbinaçao de peixes

      Excluir
  15. Oi, Eu tenho um aquário de 26 litros e quero colocar neons nele. Quais peixes posso misturar com essa espécie? Como posso deixar a água levemente ácida? Li falando que fazer toca com casca de coco deixa, é verdade? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danny, peixes Tetra como por exemplo o mato-grosso.
      Outros:
      http://www.rsdiscus.com.br/loja/catalogo-102848-20-tetras

      Para deixar a água ácida fibra de casca de coco. Essas fibras agora estão substituindo o xaxim. Essa fibra você pode colocar no filtro e vai ajudar muito a filtragem biológica.

      Mas demora um certo tempo e é bom acompanhar para medir se não está acidificando muito.

      Excluir
    2. O Neon vive bem com o peixe lápis anão ou tem parâmetros de água diferentes? Obrigada!

      Excluir
  16. Pedro Regadas01/06/2013, 19:29

    Tenho um aquario com 18 litros e tenho o sistema de Luz e o termóstato para os 24 graus. Nele tenho dois peixes telescópicos (um dourado e preto). Queria saber se posso depois comprar pq gosto muito os seguintes peixes: Neons; Guppys e os limpa vidros e limpa findos? Se sim quantos posso comprar de cada espécie? Se os posso comprar todos ao mesmo tempo, se nao quanto tempo de intervalo entre eles? E como alimenta -los todos ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro,
      Obrigado pela visita. Seu aquário é muito pequeno. Cada Kinguio pode chegar a mais de 20cm cada um. São peixes de água fria e alcalina. Guppys de água alcalina e neons de água ácida.
      Neste aquário recomendaria no máximo um Beta ou alguns Guppys.
      De qualquer forma recomendo atenção ao sistema de filtragem biológica, pois sendo um aquário pequeno as variações e aparecimento de amônia são maiores.
      Kinguio são peixes para aquários grandes ou lagos.
      Pesquise sobre cada peixe e irá perceber que cada um tem uma necessidade.
      Boa sorte e sucesso com seus peixes.

      Excluir
  17. Pedro Regadas02/06/2013, 16:59

    Pelo q percebi para os meus peixes q já tenho Kingo ( peixes telescopios) aquario vai ficar pequeno. Mas como ainda são pequenos, entretanto posso ter casal de guppies, um limpa vidros e um limpa fundos, já que os neons e os guppys são incompatíveis? Se a sua resposta for positiva? Com q intervalo os posso comprar, e primeiro começo com qual? E como faço para os alimentar todos ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, os peixes que você escolheu, todos crescem muito.
      Mas o grande problema é se seu sistema de filtragem não aguentar.
      Quanto mais peixes no aquário, maior será o nível de matéria orgânica em suspensão que irá formar amônia. Além disso o excremento dos peixes é amônia.
      Amônia é extremamente tóxico aos peixes.
      Recomendo fortemente deixar como está e pensar em um aquário maior.

      Veja o nosso primeiro vídeo no youtube que foi postado aqui no blog.

      http://aquasimples.blogspot.com.br/2013/06/tipos-de-aquario-para-iniciantes.html

      Excluir
  18. Eu tenho um Camarão negro num aquario de 20 litros é boa idea?
    Por favor preciso de resposta!
    Bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo,

      Esse camarão chega aos 15CM. É considerado um animal grande para jumbo.
      Favor avaliar o nosso vídeo que falamos sobre o tamanho do aquário.
      http://aquasimples.blogspot.com.br/2013/06/tamanho-do-aquario-x-quantidade-de_9.html

      Excluir
  19. O meu camarão negro tem 6 cm quanto tempo demorará a ter 15 cm?

    ResponderExcluir
  20. ola em breve vou ter neons , gupis e limpa fundos num aquario de 60l nao sei como é que os devo alimentar e se sao peixes a mais .
    pf ajudem me

    ResponderExcluir
  21. boa tarde eu tenho um aquario de 1,10 metros e de 220 litros e botei dois acara disco blue diamond e 20 neons e depois de 2 dias morreram 15 neons o ph ta em 6,2 e a temperatura ta em 27 graus eu naum sei o que esta acontecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tempo VC deixou o aquário ciclando? E VC pôs todos de vez ou foi aos poucos? Fez a aclimatação corretamente? São perguntas q ajudam a avaliar o q aconteceu.

      Excluir
  22. Amigo coloquei 8 neons em um aquario de 150 litros já habitado por outros peixes e uma melatotaenia maçã de uns 9,5 cm. Essa por sua vez ficou igual a um pitbull atrás dos neons. A salvação dos neons é que a parte central do aquario é densamente ornamentado com plantas artificiais, ficando uma "grade" na qual a maçã não consegue entrar. Os neons quando descobriram o abrigo, ficaram sossegados, mas estou com receio de que uma peixada esteja prestes a ocorrer. :) Você tem registro se esse comportamento hostil é só no começo? Tem alguma recomendação? Desde já agradeço a atenção dispensada.

    ResponderExcluir
  23. tenho um aquário de 100 litros plantado comunitário q esta com a água meio acida com o ph em 6,8 apenas 2 neons estao bem mudei os outros de aquário um de 30 litros esse com o ph neutro como posso a ajudar a manter o ph sempre em neutro ?

    ResponderExcluir
  24. Por favor como se deixa a água acida

    ResponderExcluir
  25. GANHEI UM ÁQUARIO COM 37 MATO GROSSO, (45 LITROS), QUERIA COLOCAR MAIS PEIXINHOS MAS Ñ SEI QUAL POIS OUVI FALAR QUE SÃO AGRESSIVOS, POSSO POR OU Ñ OUTRA ESPÉCIE, DETALHE, AMO MEUS PEIXES, Ñ QUERO ME DESFAZER DELES, TALVEZ EU OS DIVIDA EM OUTRO ÁQUARIO SE PUDER TER OUTRAS RAÇAS, AGUARDO RESPOSTA, GRATA, SANDRA

    ResponderExcluir
  26. Tenho 37 mato grosso num áquario de 45 litros (ja ganhei assim), quero colocar outros peixes mas ñ sei quais.
    vc pode me indicar alguns que ñ briguem c meus peixinhos?
    Grata.

    ResponderExcluir
  27. Cara tenho uma aqua de 45 litros e tp pensando em por areia de construçao em baixo (ja lavada)um tronco e plantas posso por 15 neons. 8 paulistinhas e 2 colisas?
    Obs:tenho experiencia em ciclideis como jack dempsey,e texas body short

    ResponderExcluir
  28. Oi eu tenho um aquário De sera Biotop Cube 130 letra queria sabe Q quantidade ideal de peixes de espécies diferentes tipo Peixes neon é Acará Disco é peixe borboleta ?????!!!!

    ResponderExcluir
  29. Oi. Eu tenho um aquário de 20L com peixes de agua fria. Já tenho desses há 3 anos e acho que já estou um pouco mais experiente para passar aos de agua mais quente. O meu aquario tem sistema de filtragem e tal, tudo para peixes viverem felizes e durarem muito tempo só que o meu problema é o aquario só ter os 20 litros e como eu gostava de adequirir peixes de agua quente...Queeria saber os melhores peixes pro meu aquario e quantos. Já pensei em guppys mas estao sempre a reproduzir e ficaria sem espaço. Eapadas e platis não são o meu tipo de peixe. Peixes muito grandes também não porque eu gosto que eles tenham espaço e sejam saudaveis. Também em danios só que sao compridos e so poderia meter uns 4 ou 5, e outros.E entao eu pensem nos peixes tipo neon. Eu peisei nos seguintes (pra lem destes gostava de ter 2 limpa-vidos) : neon verdadeiro; neon negro; rodóstomo; matogrosso; tetra fantasma negro (amo especialmente estes). E eu não sei que quantidades deles devia meter. Mais ou menos uns 10? (Nao ia meter todas esssas especies obvio, por exemplo 2 especies delas mais os limpa vridos). Aconselhame outro tipo de peixe?? (agua quente) Também me poderia dizer se os tetra fantasmas negros são fáceis de encontrar nas lojas? E se tivesse um aquario só com esta especie qts poderia ter? Muito obrigada pelo seu tempo e desculpe se fui chato(a), pois sao imensas perguntas... Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  30. Ola tenho um aquário de 54 litros medindo 60 cm x 30 cm x 30 cm tenho 4 colisas e 2 acaras bandeira tenho bomba e filtro e 3 plantinhas artificiais e 2 caverninhas em pedra tenho iluminação e quero saber e posso por o neon e quantos??

    ResponderExcluir
  31. Ola Amigo Queria saber Sé eu posso colocar acaras bandeiras juntos com Neons...

    ResponderExcluir
  32. Olá amigo tenho um aquario de 63l nele tenho poucos peixes como:1 paulistinhas , 2 betta femeas , 2 plati femea e quero colocar : 2guppys, 2espadas ,1plati macho ,2 paulistinhas e 6 neons , posso fase isto?

    ResponderExcluir
  33. Olá, estou pensando em começar no hobby do aquarismo, e como sou iniciante tenho muitas dúvidas... Estive lendo alguns manuais, mas não foi o suficiente... Peço paciência, pois sou iniciante:

    Estava pensando em montar um aquário de peixes amazônicos:
    Comprimento 60, Largura 40, Altura 45... (aprox. 100l, mas com a ocupação da areia, plantas e etc daria uns 85/90l de água...), pH 7.0, temperatura 26°c.
    Nesse aquário gostaria de colocar:

    10 neons cardinais
    3 limpa-vidros
    6 acarás bandeiras (uma vez vi uns pequenos na loja, eles crescem muito?)
    2 trichogasters trichopterus macho & fêmea (sei que é mais recomendado o leeri, mas eu já tenho os 2 aqui em aquários pequenos separados sem tratamento adequado)
    algum animal como um crustáceo ou um caramujo

    Agora as perguntas:
    1 - Tem alguma incompatibilidade entre esses peixes entre si e as características do aquário? Já vi pessoas falando que os acarás podem matar os neons, isso é verdade? Se sim, como evitar isso?
    2 - Oquê eu posso colocar na água pra deixar o pH 7.0 (eu sei que são troncos, pedras, folhas e outras substâncias naturais, só que mais especificamente, ex: tronco de laranjeira)?
    3 - Como funcionam esses testes de pH e outros testes?
    4 - Inicialmente oquê eu deveria comprar/ter para começar com o hobby? Pode deixar uma lista das coisas? Com quanto dinheiro da pra comprar isso + ou - ?
    5 - Podem me dar orientações importantes para mim?
    6 - Além de pH, temperatura etc... tem outras coisas para se tratar como amônia e dH... quais são essas coisas e como eu trato delas?
    7 - E quanto a alimentação? Flocos, bolinhas, oquê devo dar? Como vou alimentar os peixes sem ter dúvida de que algum vai comer d+ ou d-?
    8 - Se algum peixe se reproduzir, não estou preparado para isso... Que medidas devo tomar?

    ResponderExcluir
  34. ADIÇÃO: Além desses peixes que comentei, eu poderia substituir os 3 limpa-vidros por 1 cascudo ou 2 botias-palhaço ou 5 coridoras? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  35. No caso o neon com so dois neon no aquario ele morre. ? No caso ele pode ficar so no aquario por um mes

    ResponderExcluir
  36. O peixe neon ele sobrevive so dois

    ResponderExcluir
  37. Posso criar 8 neons com 2 discos em um aquário com 40 L ?
    (detalhe,tenho filtragem e bomba de oxigenação)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não vai conseguir criar 2 discos em 40 litros. Discos são muito sensíveis a variação da qualidade da água e em 40 litros você não vai conseguir a estabilidade necessária para eles.
      Em 40 litros recomendaria apenas os neons.

      Excluir
  38. Eu tenho um aquario de 22 litros com
    10 neons
    1 neon negro
    2 camaroes fantasmas
    1 limpa vidro
    1 coridora
    1 betta
    e plantas.
    Ph 6,4 / 7,0
    28 graus
    iluminacao de 8 a 10 horas por dia lampada fluorescente de 24 watts.
    sistema de Co2 caseiro
    Faco as tpas semanalmente, alimentacao de manha e noite, racao pequena de fundo em dias alternados, artemias congeladas tres vezes na semana, doses preventivas com aqualife, ictio e fungicida bactericida da atlantis a cada quinze dias.
    loucura ne!
    kkkkkk
    Mas estao todos otimos.
    Quero comprar um aqua de 200lts mas no momento nao da.

    ResponderExcluir
  39. Posso misturar acarás bandeira com neon cardinal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, é bom acompanhar de perto seus bandeiras. Eles costumam caçar os neons, mas alguns com temperamento mais calmo convivem bem, mas é comum comerem os neons se faltar comida, recomendo não colocá-los juntos. Com Acará Disco não tem problema.

      Excluir
  40. No meu aquário, até meus discos comem os neons. Já tentei duas vezes. Coloco 15 neons, que embelezam o aquário com suas cores azul e vermelha e aos poucos começa a contagem regressiva nos peixes, até o último sumir. Já vi meus discos agredindo até coridoras! E olha que eu alimento eles muito bem.

    ResponderExcluir
  41. Ola eu queria saber se o neon e o plati sao compativeis ?

    ResponderExcluir
  42. Ola eu to precisando de ajuda porque eu tenho um aquario de78l com um casal de plati e eu queria comprar um neon mas eu nao sei se eles podem ser compativeis

    ResponderExcluir
  43. Eu tenho um aquario de 5 litros tenho um telescopio e 2 japones sera q posso colocar 10 neons ?,

    ResponderExcluir
  44. Tenho um aquário de 100litros com néon negro e o neon normal e mato grosso a água ta alcalina como faço pra manter ela ácida

    ResponderExcluir
  45. Tenho um aquário de 100litros com néon negro e o neon normal e mato grosso a água ta alcalina como faço pra manter ela ácida

    ResponderExcluir
  46. Tenho um aquário de 100litros com néon negro e o neon normal e mato grosso a água ta alcalina como faço pra manter ela ácida

    ResponderExcluir
  47. Galera boa noite. Sou novo por aqui, gostaria de pedir uma ajuda. Sempre criei peixes na brutalidade... agora resolvi me especializar.... estou montando um aquário de 200 litros e gostaria d e colocar neons, mas estou vendo que eles são incompatíveis com vários peixes... mas há controvérsias... bom vamos a pergunta... já tenho algumas plantas... gostaria de colocar um pequeno cardume com 20 neons, mato grosso, tetra preto, barbus cochonio, rodóstomos, Sumatra e ramireze... o que vcs acham?!

    ResponderExcluir
  48. Posso colocar neons com peixe japones?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode. Japonês é de água alcalina e Neons de água ácida, além disso, os japoneses vão comer os neons.

      Excluir
  49. Estou precisando muito da ajuda! Tenho um aquário de 19 litros e de início comecei criando 11 neos pequenos e 2 japoneses pequenos tb bem novos. Os neons todos se adaptaram muito bem e estão se comportando como cardume e se alimentando até na superfície. Semana passada um japonês começou a ficar inchado e morreu. Essa semana o outro japonês está muito quieto mais na superfície do aquário, não queria que ele morresse. O que pode está acontecendo? Tenho bomba e filtro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haroldo, os neons são peixes de água ácida e os japoneses são peixes de água alcalina que crescem muito e não são adequados para aquários pequenos.
      Você precisa encontrar um novo lar para o sobrevivente.

      Excluir
  50. Estou precisando muito da ajuda! Tenho um aquário de 19 litros e de início comecei criando 11 neos pequenos e 2 japoneses pequenos tb bem novos. Os neons todos se adaptaram muito bem e estão se comportando como cardume e se alimentando até na superfície. Semana passada um japonês começou a ficar inchado e morreu. Essa semana o outro japonês está muito quieto mais na superfície do aquário, não queria que ele morresse. O que pode está acontecendo? Tenho bomba e filtro

    ResponderExcluir
  51. Qual a melhor opção em colocar juntos Guppys ou Lebistes com peixes neon
    Ou Platis com neon
    detalhe meu aquário tem 24 litros
    E quantos peixes colocar nesse aquário com os neon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum dos dois infelizmente. São peixes de água alcalina. Recomendo Tetras.
      A quantidade de peixes vai depender da qualidade da filtragem para não elevar o nível da amônia.
      10 peixes parece ser um número bom.
      Não esqueça de ciclar o aquário antes de colocar os peixes.

      Excluir
    2. Então Leandro pelo que eu entendi, vc sugere colocar o tetras juntos com os neon
      Se for o caso vou colocar 7 neon e 2 tetra pristela albino então

      Excluir
  52. Quantos guppys posso colocar num Aqua de 45 l? 48x25x48

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De forma geral depende da qualidade da sua filtragem e da quantidade de mídias de fixação para as bactérias nitrificantes.
      Comece com um número menor, tipo 20 neons.
      E acompanhe a amônia, se não subir pode ir colocando mais de 5 em 5 neons, desta forma é mais seguro.

      Excluir
  53. Aqua de 45 litros o ideal pra viverem bem . Quantos neons posso colocar ?

    ResponderExcluir
  54. Aqua de 45 litros o ideal pra viverem bem . Quantos neons posso colocar ?

    ResponderExcluir