Tipos mais comuns de Algas e como Combatê-las


Limpa Vidro (Otocinclus affinis, não é o famoso cascudo)


Comedor de Algas Siamês (Crossocheilus siamensis)

Olá amigos do Aqua Simples,

Vamos falar hoje sobre um certo "probleminha" que ocorre com muita freqüência em nossos aquários... Infestação da algas...

As algas é um dos problemas mais comuns em um aquário, plantado ou não. Isto está associado, normalmente, a excessos no aquário. Por exemplo, muita luz, nutrientes e CO2 não é suficiente ou muitos nutrientes e luz em demasia. Mesmo em um aquário perfeitamente equilibrado é impossível ficar livre de algas. Abaixo estão os tipos mais comuns de algas e como você mesmo pode se livrar delas.

Devemos ver se não existe um número muito grande de peixes em nosso aquário (super população) ou se não estamos colocando no aquário mais comida do que os peixes conseguem comer ou ainda se o nosso sistema de filtragem está adequado... Além é claro do aumento de trocas parciais...

Existem no mercado alguns remédios que dizem exterminar com as algas... Mas costumam se muito fortes e podem até matar alguns peixes... Tem também uma solução mais cara que é o esterilizador UV (Ultra Violeta)...

A solução mais comum é tentar equilibrar a quantidade de nutrientes na água com a redução de fertilização, alimentação correta dos peixes, adequação da quantidade de peixes, correção da iluminação... Mas não para por ai... Há também o CM (controle na munheca... estou soltinho igual arroz de primeira) onde o aquarista retira o que puder de alga na mão... E a compra de comedores de algas (peixes e outros)...

Mas vamos falar das algas...



Algas Cabelo (por todo o aquário)

Tipo muito comum em plantas e pedras. Podem ser de muitas cores diferentes, mas é geralmente verde ou acinzentada. Elas são muito finas, por vezes crescendo verticalmente até 8,6 centímetros de comprimento. Normalmente devido a sobredosagem de fertilizantes líquidos, especialmente aqueles alto teor de ferro e de fosfatos.

Livrar-se dela
Basta reduzir a quantidade e a freqüência ou erradicar completamente qualquer adição de fertilizantes para ele parar de crescer ou adicionar mais potássio assim as plantas vão utilizar os fosfatos de forma mais rápida. Você pode desligar o filtro por instantes e arrancar manualmente o que for possível desta alga (não esqueça de ligar o filtro novamente, ok? rsrs...).


Algas verdes (no vidro do aquário)

Provavelmente o tipo mais comum de alga. Aparece como manchas verdes em toda parte: vidro, pedras, peixes, substrato, filtros, em todos os lugares. Eu descobri que ela ocorre quando há luz direta sobre ela. Também ocorre dela impedir o crescimento das plantas.

Livrar-se dela
Praticamente impossível livrar-se dela, sobretudo se for sobre as plantas. Se é sobre o vidro você pode ir limpando. Para as plantas que ela infestar, certifique-se dominuir a incidência de luz solar direta.


Algas Marrons (na foto: areia com algas marrons)

Principalmente encontradas em plantas e substrato. É como se fosse um casaco castanho de lodo sobre as plantas. É muito fácil retirar o excesso esfregando (mesmo nas folhas). Geralmente causada por excesso de fosfatos na água.

Livrar-se dela
Uma das maneiras mais fáceis de se livrar é comprando um lote de plantas de crescimento rápido, para que possam competir pelos nutrientes com as algas. Entretanto, você poderia simplesmente querer comprar alguns peixes (Comedor de Algas Siamês) que se alimentam de algas. Eles vão fazer uma festa com isso. O melhor é comprá-los em grupos de 3 ou maior (depende do tamanho do aquário).


Algas Verde-Azuis (cianobactérias)

Nunca tentaram resolver este tipo de algas antes (felizmente), para informação veio de The Tropical Tank. Algas verdes-azuis (cianobactérias) aparece como um revestimento viscoso, em uma série de diferentes cores.Ela pode abafar plantas e podem liberar toxinas prejudiciais aos peixes. Ela pode fixar nitrogênio, portanto, ocorrem em tanques com zero ou muito baixa nitratos (mas possivelmente elevados níveis de outros nutrientes, especialmente fósforo).

Livrar-se dela
Nenhuma cura conhecida. Nenhum peixe vai comer, porque ela libera toxinas. Algumas pessoas tentaram utilizar antibióticos, mas tenha certeza de que sabe o que está fazendo em primeiro lugar.


Algas Petecas (esse tufo na planta)

Esse tipo de algo é o pesadelo dos aquaristas... Muito difícil de se combater por ser muito resistente. Ela se fixa fortemente nas plantas (se tentar tirar a planta vai junto, rsrs), no cascalho e no restante do aquário. Adora águas bem oxigenadas, movimentadas e frias...

Livrar-se dela
Aumentar o nível de CO2 na água, mas cuidados com garrafas caseiras, pois este tipo de injetor caseiro é muito inconstante... Peixes comedores de algas ajudam... Trocas parciais também. Diminua a movimentação da água e retire manualmente os focos destas algas... Inclusive com podas das plantas afetadas (evite espalhar a alga dentro do aquário)... Filtro UV também é um aliado... Coloque plantas de crescimento rápido para concorrer com as algas petecas.

18 comentários :

  1. estou ate pensando em comprar um aquario.

    ResponderExcluir
  2. maria fernanda30/12/2011, 12:57

    eu sou biologa marinha e examinei um peixe com uma mancha verde no local da nadadeira direita e o verme parecia muito com aquelas manxinhas verdes quando aproximei no microscopio, eu diria que seria caudada pela sujeira do aquario, uma pessoua que vai comprar um aquario tem que ter responsabilidade e limpalo a cada 3 semanas ou é melhor nem comprar o aquario, pesquisas indicam que a cada 10 pessoas que compram um aquario 3 sao responsaveis e os peixes morrem pela idade mais as outras 7deixam de limpar o aquario a cada 3 semanas e deixao os peixes morrerem justajmente por causa da sujeira do aquario.
    outra observaçao é a comida, nao aconselho comprar muitos peixes e colocar em um só aquario pois temos que colocar so um pouco de comida para um peixe e as vezes quando vc tem muitos peixes vc acha que tem que por muita comida porque sao muitos peixes mais nao é assim, porque as vezes uns comem muito e outros nao comem nada, os peixes que comem muito a barriga pode até estorar. Espero ter ajudado, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Fernanda, em qual faculdade você estuda???

      Excluir
    2. Também estou curioso. Pois nem sabe escrever direito. Analfabeta e na faculdade?

      Excluir
    3. O loko!!! Se ta com alga na cabeça minha filha!!! Vai no medico!!!! Bela "biologa". Kkkk

      Excluir
  3. eu nao sou muito chegada em algas

    ResponderExcluir
  4. Eu estou com esse problema, e troco a agua do aquario, da umas 3 horas e ja esta tudo verde de novo! Estou perdida

    ResponderExcluir
  5. Putz, que coisa né?

    ResponderExcluir
  6. Maria Fernanda, ainda bem que você é bióloga (será?), e não professora de português...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk pensei o mesmo, rindo muito aqui.

      Excluir
  7. bom dia galera, li sobre o artigo tenho aquário a 10 anos, e também tenho minhas dicas sobre algas, combater e muito difícil, mas existe um livro chamado aquapaisagismo um livro de capa preta muito bom eu indico leia ele e melhorara e muito como cuidar do seu aquario..

    espero ter ajudado galera.

    ABS

    ResponderExcluir
  8. Gostei da informação aqui presente nesta página, no entanto quero deixar aqui um comentário. As Algas Verde-Azuis (cianobactérias), podem ser combatidas sim e com sucesso através da aplicação de um antibiótico à base de ERITROMICINA. Em Portugal existe um que é: E.S.E. 1000. No meu aquário de 225 litros, uso uma saqueta, em aquários menores deve-se reduzir a dose. O resultado é excelente. Em dias desaparecem.
    Quanto às "Algas Petecas (esse tufo na planta)", realmente são um terror. No meu aquário de 120 litros elas não me dão descanso mas já consegui - ainda que mais cedo ou mais tarde regressem - eliminá-las. Uso EASY LIFE - EasyCarbo e o resultado é excelente em poucos dias. Logo no segundo ou terceiro dia já estas algas começam a ficar avermelhadas e a partir daí é vê-las morrer. Quando não encontro o produto que referi, uso Seachem Flourish Excel mas para resultar tenho de usar doses maiores. Por experiências, fiz o seguinte: baixei o nível da água até as rochas com esta alga ficarem visíveis e depois deitei Flourish Excel diretamente sobre elas. Voltei a encher o tanque. Passadas 24 horas já se podia ver que as algas tinham os dias contados. Espero ter contribuído com a informação que partilho basada na minha experiência. Joaquim Nunes

    ResponderExcluir
  9. Li o aquario de agua doce do sérgio gomes, recomendo...linguagem simples e eficiente.

    ResponderExcluir
  10. Galera.
    Acabei com as algas no meu aquário. Agora a água tá cristalina. Sabem o que utilizei.? Apenas água. Quente! Sim. Fervi água e joguei-a quente na limpeza do aquário. Pronto. Depois deixei secar e coloquei água da rede mesmo. Apliquei anti-cloro e ... Vida saudável pra minha tartaruga.

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal.. tenho um lago de 3.000L, manta de EPDM, feito por mim.. filtragem física,quimica e biológica.. água cristalina e bombeamento excelente na filtragem...
    Vamos ao meu problema...
    Faz 3 meses que refiz do zero meu lago...
    Algumas partes onde a circulação é menos intensa se acumula principalmente nos troncos e pedras uma espécie de alga marrom (é como uma alga aparentemente morta) que se solta até com um leve movimento da água causada por pequenos peixes... Já tentei o antialgas da labcon e o floculador.. mas as danadas insistem em voltar...
    Quando elas se soltam a filtragem as capta então a água fica cristalina, mas o que me incomoda é esse aspecto de "sujo nas pedras"
    Pensei em colocar bombas adicionais para melhorar o fluxo nesses locais, pensei em diminuir a luminosidade tapando o sol, colocar mais plantas submersas como Elodias... Ou ate mesmo alguns comedores de algas, mas não sei qual a melhor solução..
    O engraçado é que faço trocas parciais semanais e com a mangueira removo facilmente a "sujeira marrom" mas em questão de horas ela parece ter voltado...
    Alguém tem alguma idéia??

    ResponderExcluir
  12. Já teste alguns produtos anti algas. O único que resolveu o meu problema e nunca mais elas voltaram foi o Azoo Green water remover. Podem comprar sem medo.

    ResponderExcluir
  13. Já teste alguns produtos anti algas. O único que resolveu o meu problema e nunca mais elas voltaram foi o Azoo Green water remover. Podem comprar sem medo.

    ResponderExcluir